8 Apr 2008

Nacional Porreirismo, pá


Depois de umas cenas macacas por parte do BES, em que fui prejudicado tanto em tempo como em dinheiro devido à má fé posta por este banco num assunto que estava a resolver, decidi (crente!) apresentar uma reclamação ao Banco de Portugal.

Uma vez que apresentei a referida reclamação por mail, perguntei naturalmente se esta teria o mesmo valor que uma efectuada no Livro de Reclamações. Só após diversas tentativas obtive a resposta de que o assunto tinha sido encaminhado para o serviço "competente". É de referir que esta resposta evasiva se deveu ao facto de eu ter encaminhado os meus mails para o programa Nós por cá (da SIC).

Entretanto, cinco meses depois (e após diversos mails meus sem resposta - além da falta de respeito demonstrada é o melhor indício da falta de educação de quem gere este serviço), recebo uma carta com a seguinte indicação :


Na sequência da reclamação de V. Exa. (...) foi-nos comunicado pela instituição de crédito que se encontra esclarecido e resolvido com V. Exa. o assunto que deu origem à referida reclamação.

Com esta comunicação fica encerrada a intervenção do Banco de Portugal no processo de reclamação


Mas afinal para que servem as reclamações efectuadas? Para a entidade que as recebe se colocar do lado das corporações, ouvindo o seu lado e não dando qualquer crédito ao reclamante? Esta situação é exactamente a mesma de um qualquer cliente de restaurante que apresentasse uma reclamação à ASAE por ter encontrado uma barata na sopa e o dono do restaurante se desculpasse com o facto de ter retirado o insecto da sopa, resolvendo assim o assunto! Neste caso, a ASAE comunicaria que o restaurante teria dito que o assunto estava resolvido e não se falava mais no assunto. Alguém aceitaria este tipo de alijamento de responsabilidades?

Isto apenas serve para reforçar aquilo de que já tinha alguma noção. O livro de reclamações é unicamente fogo de vista. O reclamante é tratado como sendo o faltoso e o reclamado, com uma qualquer justificação esfarrapada, limpa a "sua barra". Melhor seria que fosse menos fácil reclamar e as reclamações tivessem uma análise cuidada, competente e imparcial. Assim continua tudo porrreiro, pá!

3 comments:

Osidian said...

J, onde eu vou trabalhando por ora também existe esse livro à disposição do cliente.

O certo é que sempre que algum cliente mo pede, é em último recurso. Só não resolvo uma situação se não a puder mesmo resolver (muitas das vezes porque o pedido do cliente é irreal e sem um mínimo de coerência..). Digo sempre: "Eu só não lhe consigo resolver esta situação porque não é MESMO possível que seja resolvida da forma como pretende. Pode reclamar, mas só perde o seu tempo e o meu!"

Fitam-me com os olhos vermelhos de loucura e reclamam!! Reclamam. Eu selo o envelope. Escrevo a morada da ANACOM e lá vai a reclamação. Enfim. Até hoje nunca nenhuma reclamação veio dar razão ao cliente. Quando ameaçam com a DECO até me dá vontade de rir.

"Povo ignorante. Devem pensar que o medo que provocam com essas *tiradas de génio* é suficiente para que a multinacional X se verge à sua vontade." aha

É certo que a ANACOM, a ASAE ou o BP alinham com as empresas mais facilmente do que com o "povo". Não seria de esperar que assim fosse? Há que proteger interesses!!

Infelizmente.. Eles fazem o que querem e nós temos simplesmente de ver a caravana passar.

C'est la vie!

Acho tão cute que sejas assim contestatário! =)

João said...

Meu caro P,

A DECO é outra fraude...em tempos fiz-me sócio dessa coisa, pensando que me poderia ser útil, conforme apregoam! Quando precisei deles, toca a sacudir a água do capote e eu que me desenrascasse. Naturalmente deixei de imediato de ser tonto e cancelei a membership!

Quanto aos livros de reclamações...sem comentários! É como dizes, eles fazem o que querem e nós cá vamos andando a vê-los fazer!

Abraço!
J

P.S. Contestatário é o meu middle name! ;-)

josé machado said...

Pois eu conheço essa realidade aliás, conheci um restaurante que usava um livro de reclamações de outra casa comercial do mesmo proprietário, pois ninguém se dava ao trabalho de confirmar de onde pertencia o livro, logo eles ficavam com o verdadeiro limpo.
Nos bancos calculo que seja pior ainda, são altamente protegidos e têm o poder todo. Eu tive variadíssimos problemas no (BES)e não conhecia meio de reivindicar.

Abraço e passa pelo meu Blog.